Coordenador : Aline Cardoso Caseca
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390289.2201.151178.24022023
Departamento/Setor: CGB
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : População infantil, adulta e idosa de Nova Friburgo e região, mediante análise de amostras dos pacientes atendidos nas clínicas de odontologia e fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo/UFF.
Local de atuação: Instituo de Saúde de Nova Friburgo/UFF. Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo (LAC - UFF/ISNF), Rua Dr. Sylvio Henrique Braune, 22, Centro, Nova Friburgo/RJ, CEP: 28.625-650. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo (MGD - UFF/ISNF), Rua Dr. Sylvio Henrique Braune, 22, Centro, Nova Friburgo/RJ, CEP: 28.625-650. SOCIEDADE UNIÃO BENEFICENTE HUMANITÁRIA DOS OPERÁRIOS (Humanitária), Rua Prefeito Jose Eugenio Muller, 182, Centro, Nova Friburgo, RJ, CEP: 28.610-050.
Objetivo
- Consolidar a indissociabilidade da tríade: ensino, pesquisa e extensão, traçando o perfil epidemiológico das infecções parasitárias intestinais (IPIs) em crianças, adultos e idosos de Nova Friburgo, RJ. - Formar recursos humanos na área de análises clínicas, capacitando estagiários, através do treinamento intensivo em metodologias e técnicas aplicadas ao diagnóstico das parasitoses intestinais; - Prestar serviço a comunidade atendida nas clínicas de odontologia e fonoaudiologia do ISNF/UFF, através da realização de exames coproparasitológicos sem custo no Laboratório de Análises Clínicas do ISNF/UFF; - Diagnosticar a realidade das IPIs e a condição higiênico-sanitária da população estudada, traçando o perfil epidemiológico das IPIs em NF/RJ e região; - Criar e aplicar ações básicas para minimizar a incidência de parasitoses nas comunidades como a oficina Conhecendo os parasitos do nosso dia a dia; - Realizar eventos educativos e públicos para promoção à saúde e prevenção às IPIs abordando Educação Ambiental, Educação em Saúde Humana e Saúde Animal; - Promover a discussão do tema na comunidade através da apresentação dos resultados na forma de relatórios, seminários e trabalhos em eventos de divulgação científica. - Convocar os responsáveis pelas crianças, as mesmas e demais indivíduos envolvidos neste projeto, a multiplicar os conhecimentos adquiridos. - Analisar o conhecimento sobre plantas medicinais e saberes populares no tratamento das IPIs pela população adulta a e idosa atendida na Humanitária; - Capacitar o aluno de graduação em Biomedicina do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / UFF no diagnóstico das IPIs;
Resumo
As infecções parasitárias intestinais (IPIs) estão presentes em mais de um quarto da população mundial. Os parasitas intestinais infectam humanos e outros animais em ambientes urbanos, rurais e silvestres, principalmente de países tropicais e subtropicais. As comunidades mais pobres e carentes de recursos têm maior risco de adquirir IPIs. A presença de parasitos intestinais tem permanecido como um problema de saúde pública ao longo dos anos, especialmente na América Latina. Constituindo agravo mais preocupante, quanto menor a faixa etária do indivíduo acometido. Nos locais que não possuem saneamento básico adequado e nos quais as condições climáticas favorecem o ciclo dos parasitos, o acometimento da população torna-se uma constante. A ocorrência de diarréias recorrentes, má absorção e anemias conseqüentes à presença de parasitos intestinais são freqüentes e responsáveis por agravos nutricionais principalmente, na população menos favorecida em especial crianças e idosos. A fim de melhor compreender o cenário epidemiológico das IPIs em Nova Friburgo e proporcionar ações de educação ambiental e higiene pessoal na população participante será realizado inquérito parasitológico afim de realizar o diagnóstico de situação quanto à prevalência dos parasitos intestinais na população infantil, adulta e idosa de Nova Friburgo e região, mediante análise dos pacientes atendidos nas clínicas de odontologia e fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo/UFF.